Tuesday 29 July 2014

«Estado de Direito deve ser norma em África» - Obama

 
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse esta segunda-feira que o mundo precisa de uma África «forte e independente» e defendeu que o Estado de Direito deve ser a norma naquele continente, onde estão referenciadas algumas das nações mais pobres do mundo.
Obama falava a 500 estudantes africanos, que participam num programa norte-americano de intercâmbio intitulado "Washington Fellowship para Jovens Líderes Africanos", que antecede em pouco mais de uma semana a cimeira que se vai realizar em Washington com cerca de 50 líderes políticos africanos.
Para Barack Obama, a prosperidade e a justiça no mundo «não são possíveis sem uma África forte, próspera e independente», considerou, salientando que a cimeira constituirá «a maior reunião de chefes de Estado e de Governo africanos já realizada por um presidente americano».
Questionado por um estudante sobre quais devem ser as prioridades de África, Obama respondeu: «seja quais forem os recursos de um país, se não tem um conjunto de leis, o respeito dos direitos civis e dos direitos humanos, se não tem liberdade de expressão (...) é muito raro que um país assim venha a ter sucesso a longo prazo. Nunca se conseguirá eliminar a corrupção a 100 por cento (...), mas o importante é que o Estado de Direito seja a norma», frisou.


A Bola

No comments: