Tuesday 15 July 2014

Mais dois jornalistas de TV nas listas do MDM



 O mediaFAX está na posse dos nomes de dois jornalistas de duas cadeias de televisão que vão concorrer a deputados da Assembleia da República pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Uma fonte sénior do MDM confirmou-nos os nomes e disse que um dos jornalistas concorre por Maputo e outro pela Zambézia. Ontem, o mediaFAX contactou os visados, mas ambos desmentiram com veemência.
 Após a recusa, voltamos a falar com a nossa fonte, que reconfirmou a informação. Eventualmente, os dois nomes não querem assumir publicamente as suas candidaturas pois isso pode trazer-lhes dissabores nos seus locais de trabalho. Foi o que aconteceu com o jovem pivot da STV, Fernando Bismarque. Logo após a revelação do seu nome, a STV tratou de suspendê-lo da chefia da redacção e da apresentação do Jornal da Noite, tendo-lhe sido movido um processo disciplinar.
 Uma fonte disse que a STV havia inclusive solicitado que Bismarque denunciasse o seu contrato de trabalho mas, de pois de assessoria jurídica, o jornalista está agora a empurrar a empresa para que seja esta a romper o contrato de forma unilateral de modo a que seja indemnizado.
 O mediaFAX constatou que, nos meios do MDM, e após a revelação do nome de Bismarque, o acesso àquela que será a lista final do partido às eleições para a Assembleia da República, ficou mais restrita a meia dúzias de pessoas.Tal como a Frelimo, o MDM já submeteu à CNE uma lista provisória para as eleições à Assembleia da República mas ela ainda não contém os recrutas mais sonantes.
 Só no dia 21 é que o MDM submeterá a sua lista definitiva, já com os tais nomes, onde constará o antigo ministro da Frelimo, assunto já reportado neste jornal. A opção do mediaFAX em não revelar os nomes dos jornalistas em causa visa proteger os mesmos de efeitos semelhantes ao que afectou Bismarque e, no passado, o jornalista José Belmiro, hoje vogal na CNE com afnidades bem vincadas com o MDM. (M.M.)


MediaFAX – 14.07.2014

No comments: