Monday 28 July 2014

Subimos, mas continuamos entre os piores

Relatório de Desenvolvimento Humano 2014

As Nações Unidas lançaram, esta quinta-feira, o Relatório de Desenvolvimento Humano 2014, referente ao ano 2013. No mesmo, estão contidos vários índices, mas de certeza um dos mais importantes é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
De um total de 187 países avaliados no mundo, Moçambique ocupa a posição 178 em termos de qualidade de vida, o que representa uma melhoria de sete lugares se comparado com o mesmo relatório publicado em 2012, em que o nosso país foi colocado no lugar 185.
Para melhor entendimento do leitor é importante explicarmos isto: quanto maior for o número no ranking, pior é a qualidade de vida. Por outro lado, é preciso deixar claro que, na sua classificação, o IDH toma como base de análise três parâmetros, nomeadamente, uma vida longa e saudável; acesso à educação; e um padrão de vida decente.
No caso vertente, pesaram para a ligeira subida de Moçambique o aumento na média de anos de vida que um moçambicano tem logo à nascença (a chamada esperança de vida), que, segundo as Nações Unidas, saiu de 49.9 anos, em 2012, para 50.3 anos, em 2013. Aqui é notória a discrepância entre os dados daquele organismo mundial e a estatística nacional, uma vez que o Instituto Nacional de Estatísticas actualizou os dados no ano passado e fixou a esperança de vida em Moçambique em 53.1 anos.
No que se refere à economia, também houve subida no valor da riqueza bruta que cada moçambicano produz em média anual. Citando o relatório, em 2013, o Rendimento Nacional Bruto per capita foi de 1.011 dólares, contra 967 dólares, em 2012. “Entre 1980 e 2013, a esperança de vida à nascença em Moçambique aumentou 7.4 anos, a média de anos de escolaridade aumentou 2.5 anos. O Rendimento Nacional Bruto per capita de Moçambique aumentou cerca de 71.1 por cento”, resume o RDH 2014.   
Apesar destes números, o nosso país continua entre os dez piores do mundo em termos de qualidade de vida dos seus habitantes. Na lista dos países com desenvolvimento humano baixo, encontram-se nas cinco primeiras posições o Nepal, Paquistão, Quénia, Swazilândia e Angola. Moçambique está muito abaixo. Guiné-Bissau, Etiópia e Haiti estão melhor colocados que a “pérola do Índico” - epíteto dado a Moçambique pelo presidente Armando Guebuza. O pior país do mundo é o Níger.
“O IDH de Moçambique em 2013 (0,393) é inferior que o IDH médio dos países do grupo de desenvolvimento humano baixo, que é de 0,493, e está abaixo do IDH médio dos países da África Sub-sahariana, que é de 0,502”, esclarece o relatório.
Entre os melhores do mundo, encontram-se nas cinco melhores posições a Noruega, Austrália, Suíça, Holanda e Estados Unidos da América.

No comments: