Friday 29 August 2014

Matias Guente lança “Política e Informação”





Hoje, sexta-feira, em Maputo


Maputo (Canalmoz) – Hoje, sexta-feira, na sede do Parlamento Juvenil em Maputo, vai ser realizado o lançamento do primeiro livro do jornalista Matias Guente, com o título “Política e Informação”. A obra é uma colectânea de artigos de reflexão crítica sobre o processo político de Moçambique, publicados nos últimos cinco anos.
Em declarações ao “Canalmoz”, Matias Guente explicou que a ideia de publicar um livro de reflexões faz parte do seu contributo para a análise crítica do processo político nacional e representa, nas suas palavras, um contraditório à narrativa que tem sido divulgada sobre a governação.
“Vivemos uma época muito crítica que requer por parte dos jornalistas a interpretabilidade independente dos factos. O jornalista não se deve limitar a narrar, mas deve ter, depois das notícias, a sua opinião oficial sobre os acontecimentos. Há uma tendência de um consenso sobre o culto ao poder, um pacto de silêncio, que empurra a informação para um nível secundário, priorizando-se a propaganda. E o que quero dizer com este livro é que há uma outra narrativa sobre a governação, que não está a ser contada às pessoas”, disse.
Chancelada pela editora “Canal i”, a obra tem prefácio do jornalista e escritor Adelino Timóteo, posfácio de Salomão Moyana, jornalista e actual vogal da Comissão Nacional de Eleições, e um comentário de contracapa de Fernando Veloso, director do semanário “Canal de Moçambique”.
Sobre a possibilidade de vir a escrever outros livros, Matias Guente diz que é um desejo, afirmando que o que pretende mesmo é escrever livros sobre o jornalismo.
Matias Guente, natural da cidade da Beira, é jornalista de profissão e de formação. É licenciado em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane e actualmente desempenha as funções de Editor Executivo do semanário “Canal de Moçambique” e do diário digital “Canalmoz”, ambos editados em Maputo.

No comments: