Tuesday 9 September 2014

Boletim sobre o processo político em Moçambique

Quelimane é um exemplo de civismo - mesmo no que diz respeito a vandalização de panfletos

Contrariamente aos anteriores processos, na cidade de Quelimane, a campanha eleitoral tem sido surpreende pela positiva. Não se registando mesmo casos de vandalização de panfletos, havendo casos em que se vêm na mesma parede cartazes de propaganda de dois partidos distintos afixados.
Verifica-se que mesmo em caso de cruzamento de brigadas de partidos diferentes, o comportamento assumido pelos militantes tem sido de civismo, havendo exemplos em que em plena marcha da Frelimo, estando perante de elementos do MDM circulando de motorizada com bandeiras do respectivo partido, abriram alas permitindo que os “adversários” passassem sem complicações.
Com efeito, os partidos não têm precisado muito de esquivar uma determinada via por recear colisão, havendo uma consciência mútua de não-agressão.
Somente três partidos políticos estão no terreno na cidade de Quelimane, nomeadamente a Renamo, a  Frelimo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que depois de realizar comícios populares no dia de abertura da campanha, todos têm apostado nos contactos face a face com o eleitorado.

Calma no início a campanha eleitoral

Quelimane não é uma exceção, e a primeira semana da campanha eleitoral para as eleições gerais e das assembleias provinciais decorreu sem graves irregularidades, com poucos incidentes reportados pelos nossos mais de 100 correspondentes no terreno.
 
CDE insta MDM para remover panfletos em locais proibidos
No distrito de Lalaua, devido a sobreposição e fixação de panfletos em locais proibidos por parte do MDM, a Comissão Distrital de Eleições reuniu-se com um representante deste partido, tendo este se comprometido em mandar retirar os panfletos e assumiu que tal teria acontecido por desconhecimento da lei por parte dos simpatizantes do MDM.

Nampula
No distrito de Lalaua, devido a sobreposição e fixação de panfletos em locais proibidos por parte do MDM, a Comissão Distrital de Eleições reuniu-se com um representante deste partido, tendo este comprometido-se em mandar retirar os panfletos e assumiu que tal teria acontecido por desconhecimento da lei por parte dos simpatizantes do MDM.

Província de Maputo
No distrito de Xinavane o partido Frelimo escalou a igreja Sião União Apostólica de Moçambique, para pedir voto para o seu partido e candidato, e procedeu a distribuição do seu material de propaganda aos membros desta igreja.

Manica
Em Barué o partido MDM cola seus panfletos no edifício da Escola Primária Completa de  Munene, segundo anunciou o respectivo director da escola Félix Mandui.


Acidentes de viação envolvendo viaturas em campanha eleitoral


Nampula, Nacala Porto

Um militante da Frelimo foi atropelado domingo por um motorista que na altura se fazia atravessar por frente do Partido Frelimo em velocidade numa estrada repleta de militantes. Os membros do Partido Frelimo, neutralizaram o motorista e a viatura em questão, na sede do Partido. O atropelado foi socorrido e levado ao Hospital da CETA, para tratamentos e escoriações. Dentro da viatura foi encontrada uma garrafa de Cerveja e um copo.

Manica
No distrito de Barué, consta que uma cidadã, cuja identidade não foi possível apurar, membro do partido Frelimo, terá perdido a vida em plena campanha eleitoral, quando a viatura na qual se faziam transportar caiu. O condutor da referida viatura que conduzia em estado de embriaguez está detido nas celas do comando da PRM de Vanduzi.


Presença de Partidos Políticos Na Campanha Eleitoral


Zambézia
No distrito Chinde consta que o partido Frelimo continua a ser o único a fazer campanha Eleitoral, sendo que os outros partidos dizem estará a espera de material para o efeito.

Nampula
No distrito de Mogovolas, o partido Renamo ate aqui não tem material de propaganda e os seus membros tiveram que contribuir 5 Mt cada para abastecer o carro de um outro membro com vista a fazer deslocações no âmbito da campanha eleitoral.

Sofala
 Em Maringué o MDM e RENAMO paralisam sua campanha eleitoral na vila por falta de material suficiente.


Uso de Bens de Estado


Nampula
Em Nacala-Porto, consta que esta viatura com a chapa de inscrição MNE 62-43, alocado ao secretário permanente distrital, Pedro Pascoal, está a fazer campanha da Frelimo desde o primeiro dia da campanha e para tal tem estado a ser conduzida por vários motoristas do governo distrital.

Tete
A Frelimo aloja a chefe da brigada central Margarida Talapa na casa hóspede do estado, “Casa Bawe" localizada na Av. Eduardo Mondlane, próxima da praça dos heróis moçambicanos.

No distrito de Angónia, uma viatura de marca Toyota D4D de cor preta, com chapa de inscrição ADW 889 MP, pertencente ao governo distrital de Angónia foi vista na caravana da Frelimo e conduzida pelo próprio administrador. Ainda neste distrito, uma outra viatura da mesma marca, cor branca, com a chapa de inscrição EAB 478 MP, pertencente ao Instituto de Formação de Professores de Angónia, foi vista também na caravana do partido Frelimo.

Sofala
No distrito de Nhamatanda, consta que o cidadão Caetano Benedito, director dos Serviços Distritais das Actividades Económicas, foi visto a usar uma viatura do estado com a chapa de inscrição AEG 471 MP, alocada a sua instituição, para reforçar a campanha eleitoral da Frelimo.

Nampula
No distrito de Muecate, consta que têm estado a circular nas caravanas da Frelimo,  viaturas sem chapa de inscrição, mas que antes da campanha eleitoral ostentavam a matriculas do Estado, ou seja, são viaturas de Estado.

Vandalização de material de propaganda eleitoral

Gaza
No distrito de Chibuto, registam-se casos de vandalização de materiais de propaganda dos partidos Renamo e MDM, ficando apenas os da Frelimo. Na aldeia comunal de Uahamuza, os cidadãos Xadreque Lhumaio, por sinal primeiro secretário do comité de circulo do partido Frelimo, e Fabião Sitoe, líder comunitário, foram surpreendidos a vandalizar panfletos do MDM, sendo que o caso já foi  apresentado ao STAE, pelo MDM.

Ainda em Chibuto, no bairro Kanhanda um grupo de 10 membros da OMM, comandadas por uma líder comunitária de nome Alda Marquele, tentaram impedir a marcha do MDM, tendo vandalizado 20 panfletos do candidato deste partido. Este caso também já foi participado aos órgãos eleitorais pelo MDM.

Sofala
No distrito de Nhamatanda, um membro do partido Frelimo de nome António Jornal foi detido pela PRM, por ter sido encontrado a rasgar panfletos do MDM.

Niassa
No distrito de Mecanhelas, um membro do MDM foi detido pela PRM, por ter sido encontrado a rasgar panfletos da Frelimo.


Violência entre Membros dos Partidos Políticos

Inhambane
Em Inharrime, concretamente no mercado Nhacolola, a 3km da vila-sede de Inharrime, o homem vulgarmente conhecido por Matsakiza Povo, simpatizante da Frelimo, tenta impedir uma brigada da Renamo de colar panfletos no mercado, alegando que o governo da Frelimo é que construiu o mercado e por isso, só eles tem o direito de colar panfletos naquele recinto.

Niassa
No distrito de Mecula, um cidadão membro partido MDM, foi detido na cadeia civil de Mecula, por ter espancado um membro do partido Frelimo em plena campanha eleitoral, na Localidade de Lugenda distrito de Mecula

Nampula
Em Muecate, membros do partido MDM espancam e um indivíduo que não trazia vestes de nenhum, tudo porque este terá sido encontrado a vandalizar o material de propagandístico do MDM.


No comments: