Wednesday 3 September 2014

Membros da Frelimo invadem showmício da Renamo mas a Polícia não faz qualquer detenção


Distrito de Mabote, província de Inhambane

Apesar de, no cômputo geral, a campanha eleitoral estar a ser caracterizada por alguma acalmia e conduta cívica adequada em todo o país, casos esporádicos e isolados de tumultos, agressões e outro tipo de violência entre os “caçadores de votos”, estão a ser registados em alguns pontos do país. Por exemplo, logo no segundo dia da campanha eleitoral, esta segunda-feira, uma brigada de campanha eleitoral da Frelimo, maioritariamente composta por jovens, decidiu invadir o local que acolhia um pequeno showmício da Renamo, no distrito de Mabote, província de Inhambane. A brigada da Frelimo era composta por pouco mais de 50 pessoas.
No local, os jovens da Frelimo pura e simplesmente decidiram rasgar e vandalizar os cartazes da Renamo e outros materiais de campanha, alegadamente porque “o território não era para a oposição”.
Este acontecimento foi-nos confirmado, na manhã desta terça-feira, pelo porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique, Pedro Cossa, que esclareceu que a missão da Polícia foi intervir para evitar danos maiores e estabelecer ordem no local.
Sem explicar as razões exactas para o posicionamento policial, Cossa disse que as autoridades policiais não chegaram a deter ninguém, nem qualquer membro do grupo invasor. Isto acontece numa altura em que relatos de alguns cantos do território nacional indicam a detenção de alguns membros da oposição (particularmente da Renamo e MDM), alegadamente por destruição de material de campanha do partido no poder, a Frelimo.
 
MediaFax, 03.09.2014

No comments: