Wednesday 3 September 2014

UE e Carter Centre a observar eleições

 
Depois de inicialmente ter dito que não iria observar as eleições, a União Europeia (UE) vai observar as eleições de 15 de outubro, com algumas das embaixadas europeias sediadas em Maputo à custear parte das despesas e fornecendo alguns observadores. O Centro Carter (dos Estados Unidos) também vai enviar observadores, assim como a SADC, a União Africana, e a Commonwealth.
Originariamente, os funcionários em Bruxelas haviam dito que os cortes no orçamento significavam o não financiamento de uma missão de observação. Esta decisão foi incentivada por alguns pessoas da UE em Maputo que não estavam entusiasmados com a observação. Mas embaixadas membros da UE em Maputo, particularmente do norte da Europa, ficaram irritadas com a decisão e concordaram em custear as despesas. Em 19 de Agosto, a UE anunciou que vai realizar a observação: http://ec.europa.eu/dgs/fpi/announcements/jobs/eueom/20140819_en.htm
O prazo para as candidaturas à cargos superiores é quarta-feira 03 de setembro e os primeiros experts têm chegada à Maputo prevista para quarta-feira 10 de Setembro. Especialistas de longo prazo permaneceram até 23 de outubro e os especialistas principais até 05 de novembro.


Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EN 37 - 2 de setembro de 2014

No comments: