Monday 13 October 2014

Eleitores têm dois dias para reflectir em quem entregar o poder

Eleições 2014
Depois de 45 dias de campanha eleitoral, onde os partidos políticos e respectivos candidatos eram os actores principais, chega agora a hora do eleitor. Com a ressaca da “caça ao voto”, os eleitores são hoje e amanhã chamados a uma reflexão sobre as escolhas que devem fazer nas eleições gerais desta quarta-feira, que, em princípio, se espera que sejam em função dos projectos de governação exibidos pelos candidatos.
Depois de uma das mais  frenéticas campanhas eleitorais dos últimos anos, caracterizada por movimentos massivos a favor dos três principais candidatos, espera-se agora que os dias de reflexão permitam, sobretudo aos indecisos, a tomada de uma decisão para um voto mais consciente sobre qual deve ser o próximo governo.
 Justiça e Transparência
De todos os sectores da sociedade, espera-se que estas eleições sejam as mais transparentes e justas de sempre, e multiplicam-se apelos a que os órgãos eleitorais, a polícia e os partidos políticos deixem de ter “mão interna” para influenciar o processo. Aliás, a transparência eleitoral é uma das principais condições apontadas pela sociedade civil para evitar que o processo eleitoral desemboque num conflito pós-eleitoral.
Este posicionamento foi manifestado, sexta-feira, por cinco painelistas num “debate eleitoral” que teve lugar na capital do país, que tinha como lema “Tolerância Zero à Violência eleitoral”.

No comments: