Tuesday 16 December 2014

À PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE: Celebram-se 23 anos de elevação da Ilha

A ILHA de Moçambique assinalou no último dia 13 de Dezembro 23 anos desde que foi elevada à património mundial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), ainda com desafios para a sua restauração.
Para celebrar esta data, as autoridades administrativas daquela região insular da província de Nampula organizaram diversas actividades artístico-culturais com destaque para uma exposição fotográfica que retrata as várias fases da reabilitação das infra-estruturas histórico-culturais locais.
A UNESCO declarou a 13 de Dezembro de 1991 que a Ilha de Moçambique deve ser considerada cidade património cultural da humanidade em exaltação do seu valor histórico-cultural, arquitectónico e natural.
Desde aquela data, o Governo, com apoio de parceiros internacionais, com enfoque para países como Japão, Holanda, Portugal, Espanha e Noruega, tem investido na reabilitação do espólio infra-estrutural daquela urbe, onde já é visível alguma transformação, sobretudo de edifícios e vias de acesso.
Celestino Girimula, director do Gabinete de Restauração da Ilha de Moçambique, GACIM, entidade criada pelo Governo para responder aos imperativos de reabilitação do património daquela cidade, destacou que para além da exposição fotográfica está patente outra sobre objectos de artesanato que os artesãos locais têm desenvolvido como actividade de geração de renda na actualidade, mas antes como demonstração das suas habilidades naquela área.
Estas exposições deverão se prolongar até ao próximo fim-de-semana e durante este período serão apresentadas, em simultâneo, manifestações culturais por grupos de canto e dança oriundos de diversos bairros da ilha.
De referir que importantes infra-estruturas que transportam o valor histórico-cultural existentes na Ilha de Moçambique mereceram intervenção que consistiu na manutenção da sua estrutura física sem alterar a sua arquitectura e que voltaram a trazer a imagem dos anos da sua construção, muito antes da sua elevação à categoria de cidade há 196 anos, à base de pedra e cal com vigas de madeira de espécie rara e bastante rija conhecida por mecrusse.
Entre os edifícios reabilitados, podem citar-se os museus de São Paulo, Arte Sacra, Casa Girassol, a Fortaleza São Sebastião, primeiras igrejas e mesquitas no país.
A ponte de cerca de 3800 metros de extensão de acesso à Ilha de Moçambique é entre muitas obras desenvolvidas pelo Governo com apoio de parceiros.




Notícias

No comments: