Tuesday 9 December 2014

Mais um dia de marchas, discursos e mais nada

 

Combate à Corrupção

Comemora-se hoje, em todo o mundo, o Dia Internacional de Luta Contra a Corrupção. É um momento em que os governantes e governados reflectem sobre as acções em curso em cada país no âmbito de combate à corrupção que, em todo o mundo, continua a constituir, por um lado, uma das principais causas da pobreza e penúria de milhares e milhares de pessoas mas, por outro, afigura-se como fonte de alto e rápido enriquecimento ilícito de muitas pessoas, normalmente coladas ao poder politico.
Em Moçambique, a data é comemorada uma semana depois de o relatório da Transparência Internacional ter voltado a colocar Moçambique na lista dos mais corruptos do mundo, situando-se, por isso, a meio da tabela. Pior ainda é que o relatório da Amnistia Internacional indica e denuncia a apatia quase total das autoridades moçambicanas em relação à necessidade de se avançar com acções corajosas de combate a práticas corruptas, particularmente na administração público-estatal.
O relatório referente a 2014, abrangendo um total de 175 países, coloca
Moçambique na posição 119, com um total de 31 pontos, os mesmos pontos conseguidos em 2012. Em 2013, o país tinha quedado para 30 pontos.
Na verdade, para a Transparência Internacional, de 2012 até ao presente  momento, Moçambique não conseguiu fazer quaisquer esforços no que diz
respeito à implementação de acções  eficazes e eficientes que possam ajudar
a reduzir os actuais índices de corrupção no território nacional.

 
 

Marchas e discursos

No sentido de comemorar a passagem da data, as autoridades moçambicanas programaram, como sempre, marchas e passeatas ao longo
de vários cantos do país.
Nos comícios, as autoridades moçambicanas voltarão a anunciar numericamente os casos julgados, mas  reconhecerão o longo caminho que ainda há por percorrer no combate à corrupção.
Um comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR), indica que as cerimónias centrais decorrerão hoje, na Escola Secundária Francisco Manyanga, na cidade de Maputo. O lema das comemorações, refere o comunicado, é: “por um Moçambique livre da corrupção”.



MediaFax, 09.12.2014

No comments: