Monday 12 January 2015

Tragédia de Chitima: Governo decreta luto nacional de 3 dias

Tragédia de Chitima: Governo decreta luto nacional de 3 dias

O governo moçambicano decretou hoje luto nacional de três dias em homenagem às mais de 50 vítimas mortais por intoxicação em Chitima, distrito de Cahora Bassa, na província Central de Tete.
 As mortes ocorreram após as pessoas, que acabavam de participar numa cerimónia fúnebre, terem consumido uma bebida alcoólica de fabrico caseiro, localmente conhecida por “Phombe”.
Até ao princípio da noite deste Domingo, o número de vítimas mortais era de 56, segundo as autoridades sanitárias locais, enquanto outras 39 pessoas continuavam sob observação médica em diferentes unidades sanitárias da província.
Em comunicado de imprensa, o Conselho de Ministros refere que o luto nacional vai vigorar a partir das zero horas do dia 12 de Janeiro (Segunda-feira) até as 24 horas de quarta-feira próxima.
No comunicado, o governo lamenta a situação e endereça uma mensagem de condolências às famílias enlutadas.
Enquanto isso, uma delegação multissectorial, encabeçada pelo Ministro moçambicano da Saúde, Alexandre Manguele, deixou ainda hoje a capital moçambicana, Maputo, com destino a Tete, onde vai acompanhar, de perto, os contornos da tragédia.
Falando a Rádio Mocambique, Manguele revelou que vai a Tete em representação do Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.
(RM/AIM)

No comments: