Tuesday 24 February 2015

Raul Domingos sugere que Muthisse se retrate e pare de vitimizar-se

 

 
Ainda a “confrontação” de ideias na Frelimo e os comentários do fb

-”Quer dizer, não restam dúvidas que isto ofende a qualquer um. Eu não esperava que o Gabriel Muthisse, uma pessoa por quem tenho muito respeito e simpatia, me colocasse de forma pejorativa num debate que diz respeito a um partido da qual eu não faço parte” – Raul Domingos, Presidente do PDD

Tudo começa com um post do jornalista Marcelo Mosse, na sua página do facebook que, instantes depois, resultou num comentário/ resposta de Gabriel Muthisse, antigo governante e actual sub-chefe da delegação governamental, no diálogo com a Renamo. O post de Marcelo Mosse abordava o debate em torno da existência de sinais que revelam alguma confrontação de ideias entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e algumas figuras do “núcleo duro” da Frelimo, isto em torno dos caminhos para se sair da actual situação de instabilidade política, no âmbito da reclamação da Renamo aos resultados eleitorais de 15 de Outubro passado. E a resposta de Gabriel Muthisse, na essência, dizia que não havia nenhuma luta de ideias entre o Presidente da República e a Frelimo, sugerindo nisto, que era impossível a confrontação de ideias pelo facto de haver consciência de que Nyusi vale o que vale, ou seja, é Presidente da República por ser e por estar na Frelimo.
“Filipe Nyusi fora da FRELIMO fica igual a Raul Domingos” – dizia Gabriel Muthisse, no comentário ao post de Marcelo Mosse, dando a entender que, Raul Domingos, tornou-se “insignificante” por ter saído da Renamo.
Por ser a pessoa que é (antigo governante e sub-chefe da delegação governamental) e no sentido de “ampliar” o campo de debate, Jeremias Langa transportou o assunto para o programa “Pontos de Vista” da estação privada STV. Aliás, minutos antes, o assunto tinha merecido espaço no “Jornal da Noite” do mesmo canal privado de televisão.
Já por volta das 16 horas desta segunda-feira e depois de ter visto vários comentários em torno do assunto, Gabriel Muthisse voltou à carga, com um segundo comentáriono facebook, com o titulo: “como se debate em Moçambique”.
Desta vez, Muthisse mostrava-se desgastado alegadamente pelo facto de o seu comentário ter sido mal compreendido. E mais, Muthisse acusava “Jeremias Langa e os seus convidados” de terem “tergiversaram grosseiramente” o seu comentário dele.
A seguir ao novo comentário de Gabriel Muthisse, aparecem vários comentários de internautas criticando Jeremias Langa e seu comentador residente, alegadamente pelo facto da “má fé” demonstrada ao transportar um post do facebook para um debate televisivo.
Dos comentadores constam alguns membros alistados nos comentadores preferenciais do governo, dos quais Filimão Suaze e Calton Cadeado.
Porque a figura de comparação a um Filipe Nyusi “insignificante” fora da Frelimo, no caso concreto o Presidente do Partido para a Paz Democracia e Desenvolvimento (PDD), Raul Domingos, não tinha ainda tido a chance de comentar o assunto, o media mediaFAX decidiu aborda-lo a propósito.
Raul Domingos começou por lamentar o facto de “alguém, não sei por que razões, ter metido o meu nome num debate que diz respeito a um partido”.
“Quer dizer, não restam dúvidas que isto ofende a qualquer um. Eu não esperava que o Gabriel Muthisse, uma pessoa por quem tenho muito respeito e simpatia, me colocasse de forma pejorativa num debate que diz respeito a um partido da qual eu não faço parte. Onde eu me enquadro na Frelimo” – questionou Raul Domingos, demonstrando um semblante simpático e sorridente, apesar de tudo.
“Para mim, as pessoas valem o que valem pelos ideais que defendem. Ser alguma coisa o que é? É ter patente militar? O Presidente dele (n.r.p. Filipe Nyusi) diz que tenho boas ideias. Isto não significa que estou a ser útil para a sociedade? Será que ele deixou de ser útil quando deixou de ser ministro? Será que não vale nada ele porque já não é governante? Ser alguma coisa é ser ministro?” – questionou Raul Domingos, para quem o sub-chefe da delegação governamental no diálogo político devia, muito rapidamente e sem condicionalismos, retratar-se publicamente.
Mais, para Raul Domingos, não pode Gabriel Muthisse vir publicamente fazer-se de vítima, alegadamente pelo facto de o seu comentário ter sido descontextualizado ou ter sido debatido fora do meio em que o post foi feito, pois “o facebook também é um meio de comunicação de massas”.
“Não é possível separar o facebook da televisão e por aí além porque que o próprio facebook é media e quando falamos de media estamos a falar de instrumentos que veiculam debates. Eu acho que não é por aí, eu acho que ele devia retratar-se. E normal cometer excessos e deslizes. Se calhar, no momento em que estava a escrever, ele estava com alguma emoção a mais.
Portanto, não se pode fazer de vítima” – frisou Raul Domingos.
“Agora, devo reiterar, com algum desagrado, o facto de ter feito menção à minha figura e compara-la até de forma pejorativa. Na verdade, eu continuo sendo a mesma pessoa fora da Renamo e continuo defendendo os ideais que eu os considero certos” – reiterou o Presidente do Partido para a Paz Democracia e Desenvolvimento.
“Aliás, o presidente dele (Filipe Nyusi) disse, há pouco tempo, que eu tenho boas ideias no âmbito da convivência política e não foi necessário estar filiado a organização x ou y para ter boas ideias. Portanto, as boas ideias nós as temos independentemente da organização a que pertencemos. Ele foi infeliz e deve reconhecer que foi infeliz.
Só assim será perdoado” – anotou Raul Domingos.

MEDIA FAX – 24.02.2015

No comments: