Sunday 29 March 2015

Guebuza demite-se, Nyusi é o "senhor" que se segue na liderança do partido Frelimo

 
E no 4º dia, e último dia da IV sessão ordinária do Comité Central do Partido Frelimo que decorre na Matola, Armando Guebuza demitiu-se da Presidência do Partido "após consultar alguns membros". Filipe Nyusi, o Presidente de Moçambique, é o sucessor natural.
Segundo o porta-voz do partido, Damião José, Guebuza apresentou a sua demissão numa sessão plenária restrita, que aconteceu neste domingo(29) na escola central do partido onde o Comité Central está reunido desde a passada quinta-feira(26).
"Guebuza disse que deixa a presidência do partido, e o pedido foi aceite"afirmou Damião José que acrescentou que "Guebuza fundamentou a sua decisão com o desejo de querer assegurar a coesão do partido".
Reeleito em Muxara, em 2012, e ainda com mandato até ao próximo Congresso do partido Armando Emílio Guebuza cedeu as pressões internas pois a renuncia acontece após "consultar alguns membros do Comité Central", e externas, e demitiu-se da lideraça do partido que dirigia desde 2005 quando, também numa sessão do Comité Central, sucedeu a Joaquim Chissano.
Armando Guebuza chegou à presidência do partido Frelimo um ano após tomar posse como chefe de Estado, sucedendo a Joaquim Chissano no cargo.
Em 2006, Armando Guebuza voltou a ser eleito presidente do partido, durante o IX Congresso, realizado em Quelimane.
Além de renunciar ao cargo de Presidente do Partido Guebuza demitiu-se também do cargo de Presidente da Associação dos Antigos Combatentes.




A Verdade

No comments: