Thursday 2 April 2015

Sociedade civil reclama inclusão nos rendimentos da exploração dos recursos naturais

Sociedade civil reclama inclusão nos rendimentos da exploração dos recursos naturais

Organizações da sociedade civil consideram que as comunidades das zonas de exploração dos recursos naturais são excluidas dos rendimentos e benefícios destes recursos.-

Estes pronunciamentos foram feitos esta quarta-feita, em Maputo, durante o lançamento de uma plataforma de aliança das organizações da sociedade civil, que vai trabalhar com as comunidades em assuntos ligados aos recursos naturais.
Espera-se que a iniciativa venha coordenar as intervenções das organizações da sociedade civil, na gestão dos recursos naturais, e instruir as comunidades sobre os seus direitos.
O director executivo do fórum das organizações não governamentais, anastácio matavele, disse que as comunidades são excluídas das agendas de exploração dos recursos naturais.
Segundo Anastácio Matavele, há usurpação de terras, reassentamentos mal feitos e, as comunidades são expostas ao sofrimento por via da exploração dos recursos naturais.
Para o director executivo do fórum das ONG,s, com o estabelecimento desta aliança vai-se exigir uma justiça na elaboração dos aspectos de desenvolvimento.
Isso, segundo Anastácio Matavele, vai obrigar a uma inclusão clara da voz das comunidades e a aliança estará como intermediária do processo.
Por seu turno, Tomás Langa, director executivo da associação do meio ambiente da provincia de Cabo Delgado, precisou que as comunidades não podem servir de instrumento para o crescimento económico.
Segundo Tomás Langa, deve haver indícios de desenvolvimento, com o envolvimento das comunidades na partilha dos bens e ganhos, como sujeito participante para que esse desenvolvimento tenha lugar.



(RM)

No comments: