Wednesday 18 November 2015

Estrada que liga província moçambicana de Maputo e África do Sul vai ser ampliada



 O Governo moçambicano autorizou a concessionária da estrada que liga a província de Maputo, sul do país, à África do Sul, a ampliar a via, uma das mais movimentadas do país.
O Governo aprovou uma adenda ao contrato com a concessionária TRAC, permitindo à empresa realizar alterações no troço, disse o porta-voz do Conselho de Ministros, Mouzinho Saíde, citado hoje pela imprensa moçambicana.
"Com a adenda, pretende-se melhorar a estrada. Os aspetos que estão incluídos são de descongestionamento e melhoria do pavimento, para poder arcar com mais capacidade de carga", afirmou Saíde.
As obras vão incluir a retirada de moradores num dos trajetos da via, visando dar uma melhor resposta ao elevado nível de tráfego ao longo das seções 19 e 20, no troço entre o supermercado Shoprite, da Matola, e cruzamento com a estrada nacional número 1, acrescentou Mouzinho Saíde.
Citando estudos realizados pela concessionária, 19% de camiões que usaram a via, entre outubro de 2011 e março de 2012, tinham excesso de carga, contribuindo para a degradação do troço.
Ainda na sessão de terça-feira, o Conselho de Ministros moçambicano analisou o ritmo das obras de construção da ponte Maputo-Catembe, que liga as duas margens da baía de Maputo, assumindo que o empreiteiro já realizou 36% do projeto e a empreitada vai terminar em 2017.
A ponte tem uma extensão de 680 metros de comprimento e vai ligar a zona de "cimento" da capital moçambicana ao distrito municipal de Katembe, facilitando a interligação com outros distritos da província de Maputo.
A ponte irá funcionar com dois viadutos e está orçada 725 milhões de dólares (mais de 679 milhões de euros) e as obras estão a cargo do empreiteiro chinês Companhia Chinesa de Estradas e Pontes (CRBC, sigla em inglês).

 

No comments: